KARATÊ & AIKIDO
ORIGEM DO BUDOKAN DOJÔ
BUSHIDO (em japonês: 武士道; Bushido) literalmente, “caminho do guerreiro”, caminho norteado pelo Budô (em japonês: 武道), um código de conduta e modo de vida dos Samurais (a classe guerreira do Japão feudal), vagamente semelhante ao conceito ocidental de Cavalheirismo, que definia os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.
Este moral, dos Samurais, salienta a humildade, fidelidade, honestidade e honra, na conduta de cada individuo por toda a vida, de maneira que o aspecto violento das lutas seja atenuado pela disciplina, sabedoria, serenidade e firmeza de caráter, intrínsecos a prática das artes marciais japonesas.
Foi com este espírito que em dezembro de 2019 os Professores Heverton Yudi Tago Faixa Preta 1º Dan de Aikido, Luciano Marcelo Pietro Biaggi Faixa Preta 3º Dan de Karatê Goju-Ryu, e Neuri Antônio Muxfeldt Faixa Preta 3º Dan Karatê Goju-Ryu e Shotokan, e concretizaram a ideia de 10 anos antes, fundando o Dojô “BUDOKAN ARTES MARCIAIS’. Ora, Budokan, significa, “lugar” onde se pratica o Budô.
Em março de 2020 iniciaram as aulas de Karatê e Aikido, sempre norteados pelo modelo de conduta do código dos samurais. O aluno do Budokan Dojô, vai encontrar os princípios milenares dos samurais, boas práticas físicas, orientações de conduta e formação de caráter.
MODALIDADES
KARATÊ
Karatê é uma arte marcial e sistema de auto-defesa que originou-se centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemente influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China. Literalmente, “Karatê-Do” significa “o caminho das mãos vazias”, referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. É fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.
KARATÊ DO GOJU-RYU
Karate-Do Goju-Ryu – é um estilo de Karatê que foi desenvolvido por Chojun Miyagi, tendo sua origem em Naha, Okinawa. O estilo conjuga técnicas rígidas com fomas suaves. Daí seu nome go (em japonês: duro), ju (em japonês: suave), ryu (em japonês: ryu, fluxo, escola), estilo de fluxo forte e suave. A marioria das técnicas de sensei Miyagi foram-lhe ensinados pelo mestre Kanryo Higashionna, do tradicional estilo Naha-te.
O Goju-Ryu Karatê-Do foi fundado oficialmente no ano de 1933 pelo Sensei Chojun Myiagi. Ele nasceu a 25 de Abril de 1888, em Naha, Okinawa, tendo vindo a falecer em Outubro de 1953. O seu instrutor foi o Sensei Kanryo Higashionna (também chamado Higaonna), o fundador do Naha-Te.
Por influência de seu mestre e, na companhia de seu amigo Yoshikawa, Chojun Miyagi faz sua primeira viagem até a China, o que veio a influenciar indiretamente o estilo, fato que é visto em alguns kata. Ficou lá por quatro anos, seguindo os passos do seu mestre, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan. Voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do YIN-YANG (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju-ryu – A Escola do Rígido e Flexivel. Porém, as bases do estilo já haviam sido estabelecidas pelo mestre Kanrio Higaonna, discípulo do mestre Chinês Woo (“Ru”, em japonês), ou Ryu Ryu Ko.
KARATÊ SHOTOKAN
AIKIDO
AIKIDO
O Aikido é uma arte marcial japonesa que surgiu após a segunda guerra mundial pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem todos os praticantes apelidam de Ô-Sensei, o “grande mestre”.
Ele foi considerado um guerreiro exemplar e tornou-se mestre em vários estilos como, por exemplo: jiujitsu, judo, Daitoryu Aikijiujitsu e também no manuseamento da espada e da lança. Contudo, apesar das suas capacidades físicas e marciais impressionantes, nunca se reviu em nenhuma das artes praticadas.
A sua vontade em ir mais além e a esperança de encontrar um significado mais abrangente para a vida, em conjunto com todos os ensinamentos e treinos que foi recolhendo ao longo de décadas, permitiram-lhe criar as bases daquela que ele considerava ser a arte da paz: o Aikido.
Esta arte marcial foi criada única e exclusivamente para ser utilizada como um recurso de defesa pessoal e o seu objetivo principal passa por evitar qualquer tipo de confronto. A melhor maneira de o fazer passa por neutralizar as ações atacantes dos adversários, devolvendo a força que é empregue nos seus golpes contra eles próprios.
Desta forma, o Aikido promove duas correntes fundamentais que todos os praticantes devem seguir. São elas:
– O compromisso da resolução pacífica dos conflitos;
– O compromisso do autocontrole físico e mental através da dedicação ao treino, de modo a descobrirem-se a si próprios.
Apenas no ano de 1942 é que esta arte foi oficialmente reconhecida (depois de ter sido apelidada de “Aikibudô” e “Aikinomichi”) e desde então que se tornou uma das artes marciais mais apreciadas e estudadas.